Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Páscoa transmontana (1)

Trás-os-Montes, e mais concretamente o Alto Douro Vinhateiro, foi o destino das mini-férias de Páscoa este ano. Torre de Moncorvo, Tua e passagens por Mogadouro, Miranda do Douro, Carrazeda de Ansiães e Pinhão. Foram estas as localidades escolhidas para o passeio.

Apesar de algumas serem já conhecidas (e bem), outras houve que me impressionaram (infelizmente pela negativa) como o caso do Tua (ou Foz do Tua, como alguns lhe chamam).

Comecemos por Torre de Moncorvo. Frio e tempo cinzento ... Pelo menos não choveu.



Este é já um local de peregrinação anual. Apesar de o ano passado ter falhado, todos os anos lá vou, normalmente em Agosto. Este ano calhou na Páscoa, o que não invalida voltar lá em Agosto. Gosto muito da vila e do sossego e pacatez que se sente. Não há centros comerciais (o que é óptimo !!!), o comércio tradicional encolhe de ano para ano e o centro (histórico) dá cada vez mais sinais de abandono. É pena ...

Mas uma das principais razões que me leva a Moncorvo é um pequeno café-restaurante, na foz do rio Sabor, que serve um prato divinal: peixinhos do rio. Mas a este tema voltarei mais tarde.

Deixo aqui uma perspectiva do final do caminho que o Sabor percorre até se juntar ao Douro, lá ao fundo, no canto superior direito ...


Outro local que eu aprecio bastante é a região do planalto mirandês e a sua capital, Miranda do Douro. No sábado acabamos por dar um passeio até lá, com passagem por Mogadouro (e o seu novo posto de turismo) ...


... e por Sendim, onde almoçamos uma bela posta mirandesa na famosa Gabriela.


À tarde, Miranda do Douro, paraíso dos espanhóis ... Faz-me lembrar Tui e Vigo há muitos atrás mas agora com as realidades trocadas.


Quanto ao resto, tudo na mesma ... Os famosos pauliteiros de Miranda em actuações no centro histórico, comércio tradicional casa sim, casa sim e as maravilhosas escarpas do Douro.



Em resumo, dia muito bem passado e bem comido :)

Os dias seguintes foram passados junto ao Douro. Disponível brevemente no sítio do costume :)

0 comentários: