Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Os Jogos da Fome

Sinopse
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Opinião
Li este Jogos da Fome inserido naquilo que foi a minha primeira leitura conjunta, através de um grupo de leitura do Goodreads. Apesar de não ter planeado para 2011 (pretendia iniciar a trilogia em 2012), esta leitura acabou por se tornar agradável e aumentar os meus números de leitura relativos a 2011 (noutro post farei o balanço do ano que passou).
O enredo é muito interessante. Um regime totalitário, composto por 12 distritos naquilo que outrora foi a América do Norte, e que governa uma nação de uma forma escravizante e que, para marcar o seu poderio, criou os Jogos da Fome, competição em que participam 2 adolescentes de cada distrito onde o único objectivo é chegar ao final vivo! É matar ou morrer!
O livro divide-se, essencialmente, em duas partes. Na primeira parte é feita a introdução à história de Panem e à vida no distrito 12 sob a perspectiva de Katniss Everdeen. Aqui, achei que a autora poderia ter feito bastante mais e melhor. A introdução acaba por ser um pouco vaga e, na minha opinião, algo mais poderia ter sido dito em relação à vida no distrito 12 e à construção de outras personagens que dessem outro tipo de envolvência à história. Quanto à segunda parte, considero-a como o ponto forte, quiçá, da trilogia. Através dos olhos de Katniss, a autora faz-nos acompanhar os jogos de princípio a fim, com todas as vicissitudes inerentes a um jogo do tipo matar ou morrer com adolescentes! Apesar da brutalidade do jogo (estamos a falar de adolescentes entre os 12 e os 18 anos) e mesmo não entrando em grandes detalhes em relação às mortes que vão ocorrendo na arena (algumas delas até demasiado insossas e completamente previsíveis) a escrita consegue-nos manter colados ao livro e dá-nos vontade de o ler de uma assentada!

No geral, acabou por ser uma leitura agradável e cuja escrita, virada para o young-adult, acaba por ser bastante simples o que facilita o "agarrar" dos leitores à história.
Talvez pelas leituras que fiz em 2011 (ano de colheita de qualidade!), os Jogos da Fome acabou por me "saber a pouco". Fez-me falta uma maior descrição da história de Panem, o porquê da criação dos jogos e, acima de tudo, mais detalhe na descrição dos jogos. No entanto, tem a virtude de agarrar o leitor à história.

0 comentários: