Início

Livros

Música

Fotografia

Férias

Passeios

sexta-feira, 9 de março de 2012

Alto Minho

Aproveitando este atípico "Inverão" que, desconfio, muita azia nos vai trazer daqui a alguns meses, aproveitei um dos (muitos) fins de semana solarengos para arejar.
Destino: Monção

Monção é uma pequena vila minhota, na margem do rio Minho, fazendo fronteira com a terra de nuestros hermanos (do lado de lá do rio, entenda-se). Situada entre Valença e Melgaço, a cerca de 1h30 de viagem calma desde o Porto, é um óptimo destino para uma pequena saída. E então se houver pequenada, tanto melhor como se perceberá a seguir.

Uma curiosidade relativa a Monção é o nome da sua praça central e a lenda da respectiva personagem. Trata-se da Praça Deu-la-Deu Martins e, segunda reza a lenda, durante as guerras fernandinas no séc. XIV, quando a vila se encontrava cercada pelos castelhanos, a fome reinava no interior da fortaleza e os habitantes começavam a pensar em rendição, Deu-la-Deu Martins, esposa do alcaide local, mandou recolher o pouco trigo que existia para cozer alguns pães e, do alto das muralhas da fortaleza, lançou-os aos castelhanos. Esta acto teve um efeito moral devastador sobre os galegos que assim acreditaram que a fartura ainda reinava no interior das muralhas. Levantaram o cerco e "puseram-se ao fresco"! :)

No centro histórico, encontramos várias casas antigas, com a típica construção de pedra, como a Casa do Curro, do séc. XVII, local que alberga actualmente um espaço de exposições, um auditório e a delegação do turismo.

Para quem tem pequenada, um passeio pelo centro histórico pode se tornar num tormento mas para isso, nada melhor do que esgotar as pestinhas no excelente parque de lazer à beira-rio.

E é por isto que aconselho um passeio a Monção, especialmente para quem tiver pequenada. É que neste espaço à beira-rio, "colado" às muralhas da fortaleza não faltam equipamentos para a pequenada brincar, bem como locais de sombra e estrados para passeio mesmo junto ao rio, espaço para merendas e, qual cereja no topo do bolo, a piscina municipal. :)
Obviamente que nesta altura não deu para lá ir mas em pleno Verão, deve ser uma maravilha. Programa simples, barato e retemperador de forças. :)
Passar a manhã na piscina, piquenique no parque de merendas, soltar a pequenada no "parque de recreio" e terminar com uma volta, à beira-rio, no passeio dos arcos...


Fica marcado na agenda. :)

P.S. 1 - não é o meu caso porque eu não gosto nem bebo mas, para que conste, Monção é considerado o berço do Alvarinho, categoria de vinho muito apreciada por terras lusas...

P.S. 2 - ah, já me esquecia, também é terra de lampreia!!! prato típico local :)

0 comentários: